Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

A depilação numa perspectiva evolucionista

 A nossa sociedade vive cada vez mais em busca de um ideal de beleza perfeito. 
 Os ginásios estão repletos de pessoas em busca do corpo ideal, as farmácias estão repletas de pessoas a adquirirem produtos para conseguirem a linha ideal, os centros de estética estão cheios de pessoas a tentaram "limar" as ultimas arestas do que procuram ser a imagem perfeita. Um dos aspectos mais solicitados nestes centros é a depilação corporal, total ou parcial. 
 Na ultima década observa-se uma cada vez maior procura da "ceifa do pêlo" por parte dos homens sendo que da parte das mulheres a procura mantém-se.
 Sempre foi uma luta constante ao longo dos tempos a eliminação dos "malditos pêlos" que não param de crescer. Pois bem... a luta continua... agora com novos aliados: os homens. 
  A procura de uma imagem socialmente aceite implica actualmente uma depilação eficaz nas zonas mais expostas como os braços e peito por exemplo.
  Analisando a questão sob um ponto de vista evolucionista, e centrando a questão para a parte estética, observamos uma "disputa" entre dois grandes senhores: Lamarck e Darwin.
 Lamarck afirmava nas suas teorias da evolução que a constante utilização de um dado orgão tinha como  principal consequencia o seu desenvolvimento para além de que os descendentes dariam continuadade ao desenvolvimento desse orgão. Neste caso em concreto, os pêlos do corpo devido à sua constante eliminação vão atrofiando sendo que na descendencia verificar-se-à uma diminuição progressiva da quantidade de pêlos corporais.
  Por outro lado, Darwin, defendia a teoria da selecção natural segundo a qual vão sendo seleccionados de uma forma natural os individuos que melhor se adaptem ao ambiente onde se integram. Ou seja, os homens constituidos por um "belo tapete natural" vão sendo eliminados ao longo de gerações por não serem os mais bem adaptados.
  Bem... dito tudo isto... quer-me parecer que os homens de "pêlo no peito", segundo qualquer teoria evolucionista, tem os dias contados!! Mas a ver vamos...

 O importante é sempre o bom senso!!


Sem comentários:

Enviar um comentário