Pesquisar neste blogue

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Era uma vez...

 "Era uma vez..." eis uma das maneiras mais comuns de começar uma frase aquando de uma ida à farmácia por um utente mais idoso. E começa assim mais uma história de vida muitas vezes sem um final feliz. 

 Aprendemos na faculdade todos os pormenores, toda a teoria, toda a mecanica que está por trás do medicamento mas... e em relação às pessoas? Não será também importante desenvolver competencias sociais e psicológicas na faculdade que proporcione ao aluno um dia mais tarde em contexto profissional saber lidar correctamente com estas situações?
 
  É sabido que a farmácia é procurada, uma grande parte das vezes, como primeira escolha para resolução de problemas ligeiros de saude. No entanto, muitas vezes, é também procurada por quem não tem ocupação durante o dia e assim procure algo mais que, dificilmente a farmácia consegue corresponder, e que é companhia. É por isso que muitas vezes vêem as "histórias"! Assim, são mais uns minutos de conversa e não de solidão!
  A farmácia desempenha deste modo um papel muito social e de apoio. Quer dizer... deveria! pois actualmente as vendas são a prioridade e não a pessoa em si! Porém, não é isto que se aprende na faculdade: "deve dedicar-se tempo suficiente ao utente."
  É importante rever filosofias e dar importância ao que realmente tem importãncia!!

Sem comentários:

Enviar um comentário